INFORMATIVOS:

1) Agora dá para ler as postagens do blog por Categoria. Basta clicar no tema do seu interesse no menu ao lado e gastar horas lendo bons textos. Caso queira, em Home poderá ler todos os posts sem nenhuma interrupção.

2) Os comentários estão liberados, agora! Caso você não tenha uma conta Google, comente na opção Anônimo, mas não se esqueça de assinar.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Semana do: Saco Cheio

por Marcela Evangelista

Decidi que ia passar o feriado na praia. (Praia -definição: uma porção de lulas e camarões fritos e uma caipirinha de lima da pérsia com pimenta malagueta). Era semana do saco cheio mas minha mãe ia trabalhar, então ela me pôs num ônibus. Partindo de Campinas é obrigatório pegar o trecho que envolve a marginal paulista. Esse trecho me fez chegar a muitas conclusões. A primeira delas é de que você sempre chega numa conclusão quando já cansou de pensar nas hipóteses futuras. A segunda é que por mais que você vá todos os dias para São Paulo, a maldita lei de Murphy te persegue. Veja bem: você está no ônibus, ouvindo tranquilamente The Who, com as pálpebras pedindo descanso, e a letra perambulando seu cortéx, até que de repente, o ônibus freia. Você olha pra frente e percebe que há um rio negro, borbulhando a poucos metros de seu assento, é o Tietê.Os passageiros ao lado já sabem..Essa história vai longe. Por volta das seis e meia da tarde, numa sexta-feira, o trânsito só não ocorre se você estiver no meio de "Guerra dos Mundos" e todos estão fugindo adoidados dos Tripods. Não sei por que, mas sempre que estou num ônibus parece que o motorista complica mais ainda o trânsito. Olhando pela janela observo as entradas bruscas que quase matam um motoqueiro, e a mudança de faixa sem dar seta; implicando um caminhoneiro a usar seus novos freios Varga, recém-trocados. Recuperando -me dos momentos tensos percebo que o ônibus estava estático na rua e lembro-me sobre ter pensado se o pneu havia furado ou coisa do tipo. Pela janela a minha direita vejo que estou na faixa 2 e não no acostamento. Ainda neste momento percebo que a faixa 1 e a faixa 3 se movimentam, como de costume, lentamente e vejo muitos carros de cor prata e insulfilme com pessoas (uau!) dentro observando o grande cometa, estático, ao seu lado. O motorista muda para a faixa 3. Andamos não mais que 6 metros e mais uma freada. 37 carros passam ao meu lado na faixa 2. O carioca ao meu lado diz: " a fila do lado sempre anda mais rápido, pÔ. Esse motorista tÁ de brincadeira nÉ?" Meus ouvidos deram ênfase às oxítonas, acho que foi por isso que prestei atenção no comentário do indivíduo e percebi que ele não estava enganado. O motorista havia voltado para a faixa 2 e ela estava parada. Um reboliço se formou e uma mistura de freadas, buzinas, escapamentos liberando gás carbônico e "who are you? who? who?who? who?.." ocorreu. Foi aí que a maior das conclusões (já ouvida por mim antes) veio à mente: Voltar à fila antiga desorganiza o trânsito e faz com que muitas bocas repitam palavras como: Filho da... Olhei o relógio: sete e cinquenta sete. Decidi que no próximo feriado fico com meu miojo com salsicha.
Espero que nessa semana de folga ninguém passe por isso! Bom descanso.

(foto retirada do Google)

6 comentários:

Unknown disse...

Uma boa semana e um bom miojo pra todos nós :)

haushau

MUITO BOM O TEXTO, MÁ !

tati fadel disse...

marcelinha surpreendendo. The Who? quem diria?

Unknown disse...

Muito bom!!!
depois de ler esse texto até cogito ficar em casa essa semana...
porém daqui apenas alguma horas estou embarcando pra Porto Seguro e segundo a Tati vo torra lá...
uhuahauahuahauhauah
quero mais textos como esses!!

Monica disse...

Huahauhaaaaa ... tou pasma!

mario disse...

Huahahaha. Sensacional! Como dizia Machado de Assis, "os adjetivos passam, e os substantivos ficam" (em Balas de Estalido).

Unknown disse...

parece que corre nas veias...rs