INFORMATIVOS:

1) Agora dá para ler as postagens do blog por Categoria. Basta clicar no tema do seu interesse no menu ao lado e gastar horas lendo bons textos. Caso queira, em Home poderá ler todos os posts sem nenhuma interrupção.

2) Os comentários estão liberados, agora! Caso você não tenha uma conta Google, comente na opção Anônimo, mas não se esqueça de assinar.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Reunião com maçãs e milho.

por Stefano Manzolli

Rendi-me ao Applebee's nesse sábado último. Fui preparado para ser surpreendido e tecer trilhões de elogios sobre o ambiente, comida, atendimento e conforto das poltronas; confesso, todavia, que a minha impressão não foi tão otimista (como esperada).

Para começar, a decoração é extremamente parecida com a do Friday's que, por sua vez, lembra muito pubs americanos. Com muito pouca originalidade, criou um universo extremamente americano, salvo por poucos painéis (um tanto quanto fora de órbita) ilustrando aspectos socio-culturais de Campinas. Relevando isso, a decoração proposta é bem feita, há um mural para você deixar seu recado e as poltronas são realmente muito confortáveis.

Não poderia deixar de comentar o tamanho desnecessário das facas - aquilo mais parece uma invenção de Itu que um artefato de corte. Você que já foi lá, não sentiu-se como um estranho serial-killer, enquanto dilacerava a sua comida com aquele facão imenso? Pode e deve parecer engraçado, mas tenha medo desses devaneios psíquicos.

O atendimento não foi ruim, porém não excedeu a média. As recepcionistas eram simpáticas, tentando entreter com piadinhas prontas, como "Ninguém vai beber hoje, né? Vocês são todos DE (de!) menor". A gente riu, fingiu encontrar uma graça, até porquê as moças só queriam entreter. O garçom, por sua vez, tinha um olhar ranzinza; não fez nenhum comentário bem-humorado, apesar de cumprir em tempos ótimos uma de suas funções, encher os copos dezenas de vezes com refrigerante. Depois dos pratos, enquanto conversávamos (comendo batata-frita), ele deixou transparecer seu lado ranzinza, jogando olhares maléficos sobre nós, esperando que fôssemos embora.

Achei, também, o cardápio pouco objetivo. A ânsia por economizar papel, deixou as informações espremidas e, por conseqüência, eu meu perdi na hora de fazer o pedido. Para não variar, os nomes dos pratos são em inglês, todavia os garçons não sabem, ao certo, pronuncia-los. Na nossa mesa, metade das pessoas haviam morado na Inglaterra, por isso são extremamente fluentes na língua. Na hora de pedir, o garçom não entendeu o que elas disseram e tivemos que usar o velho método de apontar: "Moço, eu quero esse aqui, ó".

Obviamente, não cronometrei quanto tempo levou para chegarem os pratos, mas creio que não foi uma eternidade. Quando vieram, meu primeiro pensamento foi "Moço, nós não estamos no Friday's", devido a semelhança entre os petiscos. Havia apenas uma notória diferença: uma espiga de milho! Como assim? Eu estou comendo frango empanado, batata-frita e MILHO COZIDO? Vá lá, talvez não fosse má idéia, mas aos primeiros grãos, um sabor doce de cural invadiu minha boc. Lembrei porquê odeio milho puro.

O meu prato tinha cara de "Meus pais foram viajar e eu preciso fazer janta". Merrecos pedaço de 'nuggets' e batata-frita com CASCA! Que bonito, que gostoso, que beleza. O outro prato escolhido era uma massa com frango empanado. Não comi o macarrão, mas o frango estava gostoso e bem macio - enfim um acerto gastronômico. Por não saber da qualidade péssima, pedimos duas porções de fritas, esperando algo parecido com as do Outback. Ao passo que chegaram, lembrei de um carrinho de esquina vendendo o aperitivo às sete da noite, usando o óleo da manhã inteirinha. Além de mal apresentadas - numa vasilha furreca de vender pastel, estavam murchas, tal qual comida requentada.

Prefiro pensar que fizemos escolhas erradas a generalizar todos os pratos como ruins. Não pode-se negar que estava bem temperado e gostoso. Faltou, apenas, um pouco mais criatividade na hora de montar o prato - tudo parecia ter sido jogado na porcelana branca.

Depois de tantas bebidas, precisei ir ao banheiro. Se não estivesse tão desesperado, nem faria lá. Um lugar apertado, com três ou quatro caras na fila de espera, poucas pias, um enorme espelho, no qual fica refletido o infeliz que está urinando no mictório. Sem contar que esse, fica ao lado da porta! Você mal entra, já dá de cara com gente excretando. A privacidade é pouca: enquanto você faz, tem outro de plantão, querendo que você seja o mais rápido possível.

Bom, na hora de vir a conta, eles são craques: além de enfiarem aquela faca imensa (do começo do texto) no seu peito, trazem uma calculadora, para você ter certeza que os nabo é realmente daquele tamanho. Uma enorme felicidade: comi pouco eu paguei muito. Foi nessa hora que eu desejei ter jantado na Praça de Alimentação.

Essa foi a minha primeira impressão do local. Talvez ela mude com o tempo, talvez piore. Por enquanto, tenho a dizer duas coisas: eu vou voltar lá para experimentar os badalados mini-hambúrgueres e, se você conhecer o dono da franquia, peça para passar sal e manteiga na espiga de milho, fazendo o favor!

6 comentários:

Anônimo disse...

"Para começar, a decoração é extremamente parecida com a do Friday's que, por sua vez, lembra muito pubs americanos. Com muito pouca originalidade, criou um universo extremamente americano..."
Mas Tefo, essa é exatamente a cara do restaurante! iheueheiah assim como o Friday's é uma rede de casual dinning americana... é a mesma coisa. Nao é copia de um ou de outro, são ambos versões 'capitalistas' de restaurantes 'neighborhood' americanos ;P

João G. Viana/Pudim disse...

Uma espiga de milho!
hASOIUahosiuahOISHU
Demais, demais, como sempre.

Monica disse...

TÃO BEM DESCRITO, QUE MESMO NÃO GOSTANDO DO CARDÁPIO DÁ VONTADE DE IR E RIR.

Unknown disse...

Julia,
A idéia é exatamente essa! HAHAHAHA. Só usei o termo 'copia' pra dizer que um é extremamente igual ao outro, só isso. Concordo com o que você falou. Ah, obrigado a quem comentou :)

bgM disse...

Não dava para NÃO ir ao Applebees sem imaginar que seria uma versão do Central Perk ou algo assim. Mas definitivamente, o lugar é sofrível. Estava com um grupo de amigos e os copos iam e voltavam cheios - eles colocavam canudos, porque os copos nao eram lavados, aparentemente. Eu comi algo que nao me lembro o nome, era bom, mas pingava gordura e me custou quase trinta reais - desculpe, mas isso é demais pra uma Bruschetta daquelas. As batatas eram realmente terríveis. Não me arrisco a voltar para lá, e me pergunto quando vão começar a fazer restaurantezinhos à moda inglesa, e não americana. Variar um pouco nao?
Vá no Kilimanjaro do shopping - o preço é tão salgado quanto o Applebees, mas o serviço é excelente e os pratos, além de servidos belamente, nao pingam gordura.
Marib.
PS: ânSia

Nós mesmos disse...

Obrigado, Marib :)

'Ânsia' já está corrigido.
IUASHDUISAHDASDHIASHDHIU

Volte sempre! :D

Abraço,
Stefano.