INFORMATIVOS:

1) Agora dá para ler as postagens do blog por Categoria. Basta clicar no tema do seu interesse no menu ao lado e gastar horas lendo bons textos. Caso queira, em Home poderá ler todos os posts sem nenhuma interrupção.

2) Os comentários estão liberados, agora! Caso você não tenha uma conta Google, comente na opção Anônimo, mas não se esqueça de assinar.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Através do espelho obscuro, capítulo 30


Foto: Bruna Pimenta

por Tuma

Empurro o corpanzil do mendigo para longe e me levanto, mas ele começa a dançar em volta de mim, me rodeando com seus farrapos e falando sem parar coisas incompreensíveis. Consegue me arrastar de novo para perto da fonte, e finalmente descubro o que ele levava nas mãos. É um baralho, cartas de tarô. Tão típico. Ele as espalha sobre a borda da fonte e com gestos teatrais vomita sobre mim suas palavras.

- Tolo, ó Tolo, ó Louco e pequeno homenzinho sem vida! Vamos ver o que as cartas lhe reservam! Veja o que temos aqui, seu primeiro encontro é com O Mago, aquele que seria, portanto, eu! O segundo, vejamos, é com A Sacerdotisa, que pode ser muito bem aquele órfão riquinho afeminado, o que nos deixa com A Imperatriz, há!, eu diria que o pobre velho Ernest se encaixa muito bem nesse papel! – maldita gritaria, ele fica pulando ao meu redor e cuspindo suas palavras na minha cara – Os próximos, ah, que coincidência, O Imperador e O Papa, as duas mãos direitas do Poder, entrando encapotados, inspetores ponto e vírgula, totalmente perdidos em sua missão e seus mistérios! – ele se acalma um instante de seu delírio, e traz o rosto ainda mais perto, para sussurrar.

- Do presente, falaremos agora, querido, Os Enamorados, olhe ao redor quantos casais apaixonados, e eu e o velho gato aqui. O Carro, hm, é o veículo que o trouxe até aqui, e A Justiça é o seu destino, decidido na Roda da Fortuna e que será solto sobre você por mim, O Eremita, O Enforcado, O Diabo! HAHAHA. – como as pessoas da praça ainda não notaram o espetáculo do mendigo maldito? A todo instante tento me desvencilhar de seus movimentos, de seus apertos, de seus abraços, mas eu não posso. Ele é muito rápido, muito esperto, ele me rodeia e rodeia e rodeia. Finalmente, porém, ele pára.

- Mas não – a respiração ofegante, o rosto contorcido, a voz ainda histérica – não, meu Tolinho, não. Você não chegará até O Mundo, não! Você pode ser O Tolo, O Louco, mas não, você não terá jornada, você não vai até o fim, porque não existe fim. Sua vida é um ciclo, Tolo, a vida é um ciclo. A vida é um eterno repetir-se de tudo e todos até a exaustão! Você não vai percorrer caminho algum, porque não há caminho!, seu caminho está em ruínas, suas pernas estão cansadas, seus passos foram apagados e suas lembranças viraram pó!

Ele grita tão forte nos meus ouvidos, tão forte, eu quase caio na água, mas me levanto furioso, finalmente alguma reação, e agarro seus farrapos, e o levanto do chão, e envolvo seu pescoço em minhas mãos tentando estrangulá-lo.

- Morra maldito! – as palavras saem de minha boca sem que eu as tenha proferido. – Morra!

Mas só o que ele faz é rir, rir sarcástica, freneticamente, e segurar minhas mãos para que eu não aperte demais seu pescoço. Percebo que não entendo como cheguei a estar naquela posição, relaxo o aperto, e ele escorrega de minhas mãos, e volta a rir.

- É inútil, pobre Tolo, você não pode fazer nada. – ele limpa o sangue que escorre no canto de sua boca, ele ri seco – Você não pode fazer nada, não pode me tirar a vida, pois eu escondi meu coração no bico do filhote de um pássaro, no fihote, no ovo, dentro do pássaro, e esse pássaro só pousa na terra a cada cem anos! – ele respira de uma só vez, muito, longamente – E a última vez que ele pousou, sabe quando foi? Ontem! – e torna a rir, e meus ouvidos começam a zunir, e o mundo volta a girar.

- Olhe para mim, Tolo, veja o que você pode fazer comigo. – Ele segura em suas mãos uma carta, a de número treze, e enquanto ele a ergue posso ver escrito no papel manchado: A Morte. O mendigo desvairado rasga a carta diante de meus olhos, e pára de rir, e sua face é tomada por uma expressão séria. – A Morte não pode me pegar, Tolo, ela não pode, veja o que eu farei com ela se ela chegar perto...

Mas quase já não ouço mais, estou correndo para longe dali, de volta para casa, em tempo suficiente de abrir a porta e num estrondo cair no chão sem enxergar mais nada.
.

Um comentário:

João G. Viana/Pudim disse...

Oh não, cada vez tenho mais medo de Miranda...
Vamos, quero mais "Através do espelho obscuro"!