INFORMATIVOS:

1) Agora dá para ler as postagens do blog por Categoria. Basta clicar no tema do seu interesse no menu ao lado e gastar horas lendo bons textos. Caso queira, em Home poderá ler todos os posts sem nenhuma interrupção.

2) Os comentários estão liberados, agora! Caso você não tenha uma conta Google, comente na opção Anônimo, mas não se esqueça de assinar.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Utopia, o lugar de todos

por Thaissa Feitoza

E eu digo, e daí? E daí que o dólar sobe a cada dia, proporcionalmente à miséria que vejo nas ruas? E daí, que enquanto esses miseráveis que agonizam pela fome e pela esperança, outros - ou melhor, nós mesmos - seguem despreocupados e ingenuamente felizes? Pois sejamos felizes. Vivamos, sabendo que outros tantos matariam para viver como nós, e levar nossa vida estressante do cotidiano "escola, trabalho, refeições e diversão".

Pessimista? Acusa-me de ser algo que abomino. E quem sou? Não me pergunte, não sei quem sou - sei o que sou: entre tantos, utópica. Vá, ria! Formule seus preconceitos - e daí? Ris de mim por idealizar o nirvana social; nada faço de mal. O homem é animal sonhador, mas acima de tudo, de grande potencial. A utopia de hoje pode ser a realidade de amanhã, se somadas as potencialidades e a boa índole dos cidadãos.

Então deixe-me navegando em meus "devaneios humanistas". Deixe-me acreditar que nós jovens um dia consertaremos esse estrago absurdo e fatal que vocês causaram neste mundo, onde o homem é homem pelo que possui e não pelo que deveras é. E não se atrevam a dizer, quando nossa utopia for completa, que foram vocês que a inocularam em nós. Mentira.

Se o que procura é reconhecimento, ou talvez um último alívio a essa alma capitalista, não se engane: junte-se a nós. Não basta gritar palavras bonitas - são só palavras. Reflita, racionalize, sinta, e então diga sem medo: "Quero a utopia". E que se faça a luz.

A minha utopia? Era justamente essa: convencê-lo. Convencê-lo de que utopia não é ruim, muito menos fantasiosa. Convencê-lo de que nós - eu, você e eles - a faremos do "lugar nenhum" um espaço real.



Foto: Bruna Pimenta

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo!